terça-feira, 17 de novembro de 2020

Home Office: Trabalhando de Casa



 Em tempos de pandemia, muitas empresas tiveram que recorrer ao Home Office, trabalho remoto, para continuar suas atividades em meio às diversas restrições que enfrentamos. A prática já era comum em alguns tipos de empresas, principalmente do segmento de TI, mas se tornou em evidência durante os últimos meses e especialistas apontam como uma tendência do mercado a partir de agora.

Com a retomada das atividades e o relaxamento do distanciamento social, é preciso analisar as necessidades da empresa e dos colaboradores para que o Home Office dê certo. Trânsito, custo de vida, tempo de deslocamento, redução de custos, aumento da produtividade são fatores que colaboram para esta decisão.

As diversas ferramentas de comunicação que temos hoje, facilitam para que se mantenha um contato mais próximo com a equipe e colaboradores, mesmo à distância. Ainda assim, muitos líderes tem o receio de perder o controle da sua equipe, e muitos consideram que um colaborador que esteja remoto acaba sendo um integrante a menos no time. Por essa razão, a empresa que busca por essa modalidade de trabalho deve ter um plano de implementação bem estruturado.

A seleção dos colaboradores é fundamental para o sucesso do Home Office. Uma vez que pessoas responsáveis e éticas dão o seu melhor no trabalho, independentemente de onde estejam.

O Home Office é sinônimo de economia para as empresas, motivação para os colaboradores e produtividade para ambos. Se adaptar às mudanças do mercado é fundamental para as empresas e não mudar por dúvidas ou preconceitos só causará mal. Portanto, trabalho é o que se faz e não onde se está.



Um comentário:

  1. Em um mundo totalmente globalizado se nós não nos atualizarmos a cada momento podemos sofrer com a rapidez dos acontecimentos. Esse ano isso foi moatrado a nós, tivemos que nos reenventar pra não ficar pra trás.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário

“Escrever é uma arte” ou saber escrever é garantir seu emprego?

Profissionalmente se dedicar às técnicas que ampliem as habilidades e competências é fundamental para ter excelência na sua área de atuação....