domingo, 1 de novembro de 2020

Comportamento organizacional: o sucesso depende de suas atitudes

O modo que a pessoa se comporta diariamente determina quem ela é e como as outras a veem.

As empresas estão muito atentas ao comportamento fora do ambiente de trabalho. Quando um funcionário está em processo de contratação elas pesquisam as redes sociais para saber como o pretendente a vaga se comporta, as suas ideias e fotos postadas.

As companhias querem colaboradores que se alinhem aos seus pensamentos e comportamentos.

A postura correta, seja ela em sociedade ou na vida profissional, faz com que as pessoas gostem de você e permitem abrir oportunidades.

Especificamente, no que diz respeito ao mercado de trabalho, o profissional deve estar atento sobre sua área de atuação e aos acontecimentos a sua volta. A evolução deve ser parte integrante do ser humano.

As informações circulam por todos os lugares e hoje em dia quem diz que não consegue ficar informado sobre os temas comentados no pais e no mundo está fadado a se tornar um ignorante e não será capaz de desenvolver satisfatoriamente uma conversa com ideias e perguntas construtivas.

As relações interpessoais são fundamentais, manter boas relações com os colegas de trabalho, interagir com eles permitirá, também, abrir portas e ter informações que possam ser úteis para o seu trabalho. Sem falar que o bom relacionamento ajuda o ambiente ficar tranquilo, cria empatia, faz tudo fluir melhor na empresa.

Existe um dito popular que diz: “não cuspa no prato que comeu”. Isso é real. Enquanto está na empresa e depois que sair dela não fale mal, não comente coisas que dizem somente respeito a empresa e principalmente aos colegas. Não faça isso em conversas ou principalmente nas redes sociais. Lembre-se que o seu próximo empregador pode estar olhando.

O brasileiro, infelizmente, é conhecido pelo seu “jeitinho”. Cumpra as suas obrigações, não queira dar “jeitinho” nas coisas. Cumpra com prazos e horários.

Preste atenção nos seus companheiros de trabalho. Deixe-os expor suas ideias e se for contrapô-los, faça de forma educada e com fundamentos.

Atitudes que permitam o seu crescimento profissional e dos outros a sua volta, fará com que você galgue patamares mais altos dentro da empresa e ou fora dela. Por isso cuidado com o que faz, fala ou escreve, pois você está exposto, aliás, todos estão expostos e qualquer passo em falso poderá trazer consequências desastrosas.

Jorge Alberto Françóia - RA 151976

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário

“Escrever é uma arte” ou saber escrever é garantir seu emprego?

Profissionalmente se dedicar às técnicas que ampliem as habilidades e competências é fundamental para ter excelência na sua área de atuação....